Projetos Socioeducativos

Tem sido gratificante para a equipe Pianíssimo trabalhar nos últimos anos em parcerias e contratos firmados com instituições que promovem o desenvolvimento humano através de projetos socioeducativos.

Tendo a música como eixo central, esses projetos reservam surpresas singulares e que são descobertas a cada dia. A convivência com jovens alunos revela o quanto são talentosos e as possibilidades de desenvolvimento artístico e musical que os espera. Em sua grande maioria são pré-adolescentes, com seus doze ou treze anos, e durante o processo de aprendizado, percebe-se o quanto crescem, se desenvolvem e amadurecem. A música estudada, pensada, analisada, sentida e percebida, rouba-lhes as cenas tristes da realidade enfrentada na vida pessoal. Para quem não tinha caminho, a música se torna uma possibilidade, um sonho, um objetivo, um alvo. Pouco a pouco passam a se sentir artistas dentro de um mundo criado e idealizado pelos sons, melodias e acordes antes desconhecidos. Com seus instrumentos à mão criam o seu próprio som e também o seu próprio caminho.

É isso que vivenciamos todos os dias em projetos socioeducativos de música. Vemos os projetos crescendo e se ampliando dia a dia enquanto resgatam e impulsionam talentos para o palco da vida. Esse tem sido o nosso privilégio e desafio!

Ao criar um setor de apoio a projetos para o desenvolvimento musical de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Pianíssimo através de sua equipe qualificada de professores e gestores, busca a construção de um ideal que se consolida na medida em que resulta na transformação humana de pessoas e famílias. Essa experiência é suficiente para nos ensinar que é necessário prosseguir, ir em frente, olhar para o amanhã e pensar de forma cada vez mais séria no desenvolvimento artístico e cultural das comunidades.

Entre 2014 e 2018, a Pianíssimo foi a empresa responsável pela contratação e agenciamento dos cargos de direção artística, coordenação pedagógica e também de professores do projeto Escola de Cordas Inhotim.